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O Fim da Planilha? Como a IA Está Transformando a Qualificação de Leads no B2B

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Durante muito tempo, o uso de planilhas foi o método mais comum para organizar e pontuar leads em vendas B2B. Embora eficazes, essas ferramentas alimentadas manualmente já não acompanham mais a complexidade e a velocidade de informações no cenário atual. A inteligência artificial (IA) é a chave para transformar radicalmente esse processo! Com uma capacidade de analisar volumes massivos de dados em tempo real, a IA está otimizando a identificação de leads mais propensos à conversão, aumentando extraordinariamente a produtividade e eficiência na rotina de vendas.

A revolução da IA na qualificação de leads

Nas planilhas tradicionais, os leads são classificados com critérios fixos, como cargo, segmento e tamanho da empresa, em um processo manual lento, sujeito a erros humanos, e ainda limitado pela capacidade analítica do time.

A IA aplicada à qualificação de leads se baseia principalmente em machine learning e análise preditiva. Ferramentas como Salesforce Einstein e HubSpot AI analisam dados históricos de interações, padrões de comportamento, engajamento em campanhas e até informações sociais e de navegação dos prospects para ranqueá-los automaticamente com base no potencial de conversão.

No estudo da McKinsey realizado no último mês de março, empresas B2B que implementaram IA generativa em seus processos de vendas registraram um aumento de até 10% na produtividade e uma redução de 15% na duração dos ciclos de venda, além de eliminar com sucesso os leads chamados “falsos positivos”, ou seja, os que raramente convertem. Agora pare para pensar na economia de tempo e energia do seu papel de vendedor B2B utilizando esta tecnologia? Está comprovado que é totalmente possível ter cada vez mais tempo para focar em fechar mais contratos!  

A U.S. Bank é um excelente exemplo de sucesso com IA na qualificação de leads. Após implementar o Salesforce Einstein, a empresa viu um crescimento de 260% nas taxas de conversão e um aumento de 300% nos leads qualificados para marketing (MQLs), conforme relatado pela Emplibot.

Tendências e previsões

De acordo com o artigo LinkedIn B2B Report 2024, 84% das empresas B2B no mundo já utilizam ou planejam utilizar IA para qualificação de leads em 2025. A IA generativa, da qual falávamos antes, está sendo aplicada na produção automatizada de e-mails personalizados e pitches de vendas, permitindo uma abordagem mais humana, mesmo em escala. E se você mesmo fosse capaz de construir essa automação para usar em seu próprio desempenho? 

A besyns® vai te mostrar porque a IA já deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito para competir no mercado das vendas B2B. Inclusive, temos um treinamento 100% GRATUITO onde você pode se aprimorar e explodir suas metas, transformando completamente sua visão de carreira. Acesse o link e inscreva-se GRATUITAMENTE no nosso curso CARREIRA DE SUCESSO EM B2B. Aprenda com os mentores da besyns® que a realidade do mercado B2B virou um campo de batalha high-tech. Só vai sobreviver quem souber trilhar o caminho de sucesso dos Top Performer! 

O futuro do vendedor B2B

Com a IA assumindo tarefas operacionais e de análise, o vendedor B2B ganha tempo para atividades de maior valor: como o desenvolvimento de relacionamentos, a criação de estratégias consultivas e a negociação de contratos mais complexos.

A besyns® está aqui para provar que a IA não substituirá os vendedores, mas os capacitará a atuar de forma mais estratégica, com insights que antes levariam semanas para serem gerados manualmente! Você precisa estar à frente da concorrência e integrar todo o seu processo de vendas B2B, para se antecipar às necessidades dos seus clientes e fechar mais negócios com muito menos esforço e total assertividade. 

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